Una promove ação de Rastreamento ao Câncer, vacinação de cães e gatos e Multivacinação e Poliomielite nos distritos e zona rural

 A prefeitura municipal de Una promove entre os dias 15 a 25 de agosto uma ação com a carreta da mamografia. O atendimento móvel estará na cidade realizando exames em mulheres entre 50 a 69 anos com o intuito de rastrear o Câncer de Mama no município. Interessadas devem procurar a unidade de saúde do bairro em que reside e manifestar o interesse em realizar o exame.

 A prefeitura também promove desde o dia 08 do mês e vai até 31 de agosto a vacinação itinerante de cães e gatos partes das dependências do município, outrora que ainda será divulgado cronogramas de vacinação em outras localidades; além de um ponto fixo de vacinação que começou desde a última segunda-feira (08) e vai até o dia 16 de setembro no centro de Saúde do Município. Confira abaixo o calendário para imunizar seu animal:
 Além da vacinação de cães e gatos, também foi divulgado pela administração municipal o cronograma de Multivacinação e Poliomielite nos distritos e na zona rural de Una, que vai de 08 a 31 de agosto com dias estipulados para partes das dependências do município, outrora que ainda será divulgado cronogramas de vacinação em outras localidades. Confira o dia em que a sua comunidade irá receber a equipe de profissionais:
 A poliomielite é uma velha inimiga das crianças e voltou a assombrar as autoridades de saúde. Há seis anos, a Bahia não atinge a meta de 95% de cobertura vacinal contra o poliovírus, causador da poliomielite. No momento, mais de 300 mil crianças baianas, de 1 a 5 anos, estão desprotegidas contra o vírus que provoca a paralisia infantil. Para tentar recuperar os índices de imunização, foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e de Multivacinação, que vai até o dia 9 de setembro.

 A cobertura contra a pólio no último ano na Bahia foi de 61,2%, mais de 30% abaixo do esperado. Em Salvador, a taxa foi de 63,43%, um pouco acima da média nacional, que, segundo os últimos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, não chegou sequer aos 50% do público-alvo neste ano.

 Apesar de a poliomielite ter sido oficialmente erradicada do país em 1994, com o último caso registrado em 1989, os especialistas temem que com a baixa cobertura vacinal o vírus volte a circular no país. “Nós eliminamos o vírus da pólio aqui no Brasil (nas Américas), mas com pouca vacinação, se eu vou em qualquer país onde esteja funcionando [o vírus], e não estou vacinado, posso trazer esse vírus e ele começar a circular entre crianças e mesmo adultos que não têm vacinação. Isso nos preocupa muito enquanto profissionais da saúde”, afirma a infectologista e professora da Ufba Glória Teixeira. 
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

7 Comentários

  1. Aqui no Sucupira vão vacinar os cachorro quando?

    ResponderExcluir
  2. parabéns a administração

    ResponderExcluir
  3. Colonia ninguém nem fala, cadê vc pra cobrar Mateus? o prefeito já comprou vc também?

    ResponderExcluir
  4. Mateus kd os cursos profissionalizantes que vc tanto cobra? a juventude tem que está capacitada pra o mercado de trabalho

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem